WhatsApp
Voltar

DESAFIO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS É FAZER GESTÃO TECNOLÓGICA, DIZ VICE-GOVERNADORA DO DF



A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), em palestra realizada no II Congresso Nacional de Gestão Pública, ponderou que o grande desafio de estados e municípios para alcançar uma gestão eficaz é conseguir inserir a tecnologia nos atos cotidianos. Leão pontua que a burocracia, que faz parte da criação do país, prejudica a eficácia da administração pública.

“O grande desafio de estados e municípios é ter a mesma gestão tecnológica da área privada. Isso se materializa na secretaria de saúde. Porque não temos um número único no Brasil para que pudéssemos ter uma rede interligada no Brasil como um todo. Não temos isso na segurança pública ainda. As Polícias Civis dos estados não se comunicam. Isso traz um prejuízo enorme”, destacou.

O II Congresso Nacional de Gestão Pública ocorre nos dias 9 e 10 de maio, no Royal Tulip, em Brasília. É uma realização da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) e conta com a comissão científica composta pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, dos consultores legislativos do Senado, João Trindade e Rafael Câmara.

Celina Leão ainda destacou que o “ato mais corajoso do gestor é baixar um decreto estipulando que todo ato de governo deveria ser um ato digital”.

“Isso obrigaria as pastas a se adequarem ao momento que vivemos.  É inadmissível que se faça uma prescrição de saúde e saia só no papel. Qualquer clínica de imagem mais simples do mundo já tem o resultado do exame no digital. Isso não se materializa nas secretarias de saúde estaduais. O Congresso traz temas importantes, que lidamos todo dia. A qualidade do gasto público, quem examina isso além do controle interno, quem faz essa gestão com olhar aprofundado para que tenhamos transparência, eficácia e economia?”, questionou.A vice-governadora apontou que a quebra de paradigmas é o que permite que um governo melhore a eficiência e a eficácia da gestão pública. Celina relembrou do período em que esteve como presidente da Câmara Distrital. Afirmou que periodicamente recebia ofícios do Ministério Público cobrando informações a respeito da verba indenizatória dos deputados.

Quando tornou todos os atos da Câmara digitais, adicionando informações sobre a verba indenizatória no Portal Transparência, as cobranças cessaram. “Nunca mais recebemos ofício. A transparência aconteceu e não tivemos mais problemas com verba de gabinete na Câmara Distrital.  A mudança de paradigma é o nosso foco. Fizemos muito, mas podemos fazer muito mais”, analisou.

A segunda edição do Congresso Nacional de Gestão Pública, com o tema "Regulação, Tributação e Desenvolvimento na Administração Pública Contemporânea", visa abordar os desafios enfrentados pela administração pública moderna, enfatizando uma gestão orientada a resultados e um atendimento de qualidade ao cidadão.

O evento discute a modernização da Administração Pública, a eficiência na gestão de receitas e despesas, a reforma tributária, e a incorporação de tecnologias como governo digital, ciência de dados e inteligência artificial. Além disso, serão exploradas questões sobre a fiscalização dos gastos públicos e a importância de uma administração transparente e eficiente.

O Congresso tem como propósito propor soluções inovadoras e compartilhar melhores práticas para melhorar a qualidade de vida da população e garantir a sustentabilidade fiscal dos Estados e Municípios.


Jornalistas: Mauro Cargo e Michely Figueiredo

 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.