SEMINÁRIO TEM PAPEL DE BUSCAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE AFLIGEM ECONOMIA
“Seminário tem papel de buscar resolução de problemas que afligem economia”, diz ministro
Durante a cerimônia de abertura do “III Seminário Nacional e I Internacional dos Portos Brasileiros – Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade”, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, afirmou que é urgente tomar medidas para que o país não sofra um apagão logístico e de infraestrutura em 10 anos. Isso porque a produtividade do setor agrícola tem avançado de forma célere, enquanto a infraestrutura logística não acompanha o mesmo ritmo.
“Se não investirmos em infraestrutura e logística, buscando modais outros que não o rodoviário, estamos fadados a viver um apagão logístico. O Brasil tem vocação para o agronegócio e ela não pode ser recusada, precisamos abraçar sem preconceito”, ponderou.
Douglas Alencar Rodrigues acompanha de perto a realidade dos portos no Brasil, uma vez que preside a Comissão de Juristas para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (CEPORTOS) na Câmara Federal.
“O Brasil não pode continuar a ser o país do futuro. Isso anestesia, conforma, porque o futuro algum dia chegará. Precisamos tomar a sério a responsabilidade por transformação, precisamos olhar desafios econômicos, sociais, políticos. Do Judiciário o que se espera é segurança jurídica, previsibilidade. Não é razoável que se tenha tanta insegurança ainda hoje no Brasil. É fundamental o respeite aos contratos, é preciso que a legislação feita pelo Congresso seja cumprida. Em um cenário de transição entre capital e trabalho, o Judiciário tem um papel central para que os atores econômicos possam investir. Sem segurança não tem investimento, renda, trabalho. Esse evento tem esse compromisso de busca de resolução para os problemas que afligem a economia”, salientou.
Presente no evento, o presidente interino do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Menguette, reforçou a importância da logística para o setor produtivo.
“Somos os maiores demandantes dos portos. 77% da produção do agronegócio passa pelos portos paranaenses. Vale ressaltar que em 43 anos, entre 1980 e 2023, a área dedicada à agropecuária aumentou apenas 36%. Mesmo assim, a produtividade cresceu 150% e alavancamos a produção em 228%. Para escoar precisamos dos modais, inclusive o marítimo. Por isso estamos aqui para discutir os desafios do futuro próximo e as soluções para o setor portuário”.
O seminário permite a troca de informações entre os vários setores envolvidos: público, privado, Judiciário e academia. Um dos painelistas do evento, o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, reforçou que esse tipo de evento promove uma oportunidade ímpar para que o Governo Federal possa refletir e propor melhorias no sentido de avançar com a infraestrutura portuária. Ressaltou que apesar dos entraves ainda existentes, os portos brasileiros são ativos estratégicos para o país. Externou que no primeiro semestre deste ano houve crescimento de 6% dos portos, com o setor de contêiners registrando 23% de aumento.
“Com os painéis que temos programados, com a qualidade dos painelistas, é uma oportunidade que teremos de escutar para refletir e promover melhorias para avançar com portos. É realmente uma satisfação poder participar e ver o desenvolvimento do setor. Essa integração é extremamente importante, temos essa visão em Brasília de sempre buscar a coalizão para construir conjuntamente”.
O Seminário ocorre em Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer, nos dias 29 e 30 de agosto. A organização do evento é responsabilidade da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).
A programação completa pode ser conferida no site.
OUTROS CANAIS DE COMUNICAÇÃO [MATÉRIAS]
CANAL RURAL
Seminário de portos discute expansão da estrutura brasileira
AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Seminário em Curitiba discute desafios e boas práticas
portuárias pelo mundo
PORTOS PARANÁ
AVISO DE PAUTA - 3º Seminário Nacional e 1º Internacional
dos Portos Brasileiros
ABTP
Diretor-presidente da ABTP debate sobre eficiência portuária
em evento em Curitiba
ATP
ATP no 3º Seminário Nacional e 1º Internacional dos Portos
Brasileiros
TVCI
PORTOS DO PARANÁ PROMOVE 3º SEMINÁRIO NACIONAL E
INTERNACIONAL DOS PORTOS BRASILEIROS
https://www.youtube.com/watch?v=0W09jOjP4sI
FOLHA DO LITORAL NEWS
CANAL RURAL